Foco e escopo

O Eu Percebo é um site de divulgação científica da área de Psicologia Experimental e Neurociências com ênfase em processos sensoriais e perceptuais. Temos como objetivo produzir, compilar e disseminar conteúdo de educação e divulgação científica de qualidade técnica e compreensível a um público amplo. Clique aqui para conhecer nossa missão.

Equipe editorial

Editor: Rui de Moraes Jr. (UnB)

Apoio editorial: Grupo de Pesquisa em Cognição Visual (UnB)

Periodicidade

Os textos são publicados em fluxo contínuo. Cada volume agrupa os textos publicados em determinado ano (veja eupercebo.unb.br/textos/).

Tipos de textos

Existem quatro grandes modalidades de textos aceitos:

  1. Texto didático. Texto sobre um assunto de caráter didático estudado nos cursos que abordam Percepção, Cognição & Neurociências. Ilustrações de experimentos clássicos, temas importantes de livros texto da área, bem como atualizações de conteúdo didático encontrado nos artigos científicos mais recentes são interessantes para este tipo de trabalho. O texto “Psicofísica Clássica I – Lei de Weber” é um exemplo de texto de divulgação científica de caráter didático.
  1. Texto de atualização da literatura. Texto sobre um artigo recentemente lançado (últimos 3 anos) e que promete ter alto impacto na área de Percepção, Cognição & Neurociências (ou áreas correlatas). Seu trabalho seria traduzir esse artigo para um público leigo em uma linguagem acessível e interessante. É bem possível que você tenha que retomar conceitos e informações básicas que aprendemos na disciplina de Percepção. O texto “Sexto sentido: Além dos sentidos básicos” é um exemplo de texto de divulgação científica que traduz o essencial de um artigo de alto potencial de impacto.
  1. Texto de compilação de literatura. Produção sobre um assunto específico que, de algum modo é contemplado na área de Percepção, Cognição & Neurociências. Este tipo de texto faz um copilado sobre uma dada temática. É possível, por exemplo, decidir por escrever sobre uma doença neurológica, sobre a aplicação de determinada tecnologia em algum campo ou sobre uma curiosidade científica.  O texto “Erros de impedimento no futebol: A física e a psicologia experimental em defesa dos bandeirinhas” exemplifica esse tipo de texto de divulgação científica que compila conhecimento sobre determinado assunto.
  1. Texto historiográfico. Por fim, é possível fazer um trabalho de historiografia e resgatar a vida e obra de um pesquisador ou uma curiosidade histórica com implicações de relevância para a área de Percepção, Cognição & Neurociências. O texto “Quem foi carolina Bori?“, por exemplo, relata a relevância histórica de uma cientista no contexto da Psicologia Brasileira.

Instruções aos autores

Escrevemos algumas linhas gerais para ajudar nossos colaboradores na elaboração do texto. Estas instruções também têm o intuito de manter todos os textos dentro de um padrão geral que acreditamos ser mais adequado para nossos textos.

  1. Dicas gerais. Procure um discurso que chame a atenção do leitor, principalmente no parágrafo inicial, que dará uma ideia do que você irá discorrer. Forneça conceitos e informações básicas para contextualizar o leitor, mas não fuja do assunto. Escreva descontraidamente, mas não deixe para traz a precisão técnica, conceitual e descritiva. Tenha como modelos os textos de divulgação científica de grandes portais nacionais e internacionais; observe o modo de escrever, as referências e as ilustrações. Abra espaço para o contraditório: teorias conflitantes e pesquisas com resultados negativos. Utilize o combo premium de referências sempre que puder: artigo internacional recente + artigo clássico + artigo/capítulo em português. Peça para outras pessoas lerem seu texto. Caso você se conheça algum especialista da área do seu texto (fonoaudiólogo, psicólogo, musicista, médico, fisioterapeuta etc.), peça para que ele avalie a qualidade técnica do texto. Caso queira mais dicas, recomendamos a leitura do texto “Dicas para escrever um texto de divulgação científica” que publicamos aqui no Eu Percebo.
  2. Tamanho e formatação do texto. O texto deverá ter entre 500 a 1700 palavras (preferencialmente com menos de 1400). A contagem não inclui referências, legendas e notas de fim de texto. Não exigimos uma formatação específica, mas sugerimos uso de fonte Arial, Calibri ou Times New Roman tamanho 12 justificado e com espaçamento 1,5. Nós fornecemos um template para auxiliá-lo na adequação de formatação e estilo (download no botão logo abaixo). 
  3. Imagens. Utilize imagens de boa resolução com a informação da fonte. Existem bancos de dados gratuitos com imagens de qualidade que você pode usar sem se preocupar com direitos autorais. As figuras devem ser inseridas em ordem no final do documento. Uma indicação deve ser fornecida no corpo do texto para o local de inserção de cada figura (veja o template fornecido). Forneça também uma imagem para capa da postagem, com boa resolução e orientação horizontal. As imagens também são enviadas fora do arquivo de texto para serem inseridas no blog sem perda de qualidade.
  4. Citações. Evite citações no corpo do texto nos moldes de um texto científico (artigo, tese etc.). Prefira dizer “um estudo publicado em 2015 pelo grupo liderado pela neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel” ao invés de simplesmente “Herculano-Houzel et al. (2015)”. Também sugerimos a utilização de links. Caso seja necessário citar autores no corpo do texto, utilize números (clique aqui para ver um exemplo) ou as normas da APA (7ª edição).
  5. Referências. Selecione somente as principais referências (máximo de 10). Tente trazer referências para um público diversificado, desde capítulos e artigos de revisão em Português, quanto artigos experimentais recentes de revistas especializadas. Utilize as normas da APA (7ª edição).
  6. Minicurrículo. Fale quem você é, tanto sua formação quanto características pessoais de um modo informal. Máximo 60 palavras. Também nos forneça uma foto de rosto, link do Currículo Lattes e e-mail (seu e-mail não será publicizado).
  7. Preparação do arquivo para envio. Reúna (i) o texto, (ii) as imagens utilizadas e (iii) gravação em áudio do texto (pode ser utilizado o Gravador de Voz do Windows) em uma pasta e gere um arquivo compactado a partir dela.  

Submissão e avaliação

Envie seu arquivo compactado (i.e., zipado) contendo o texto para eupercebo.contato@gmail.com com cópia para rui.moraes@unb.br. A equipe editorial fará uma análise prévia para checar se o texto possui temática dentro do escopo do site e se atende padrões descritos na sessão “Instruções aos autores”. 

Seu texto será revisado diretamente pelos editores do blog ou por revisores ad-hoc por eles indicados. Nos guardamos no direito de (i) rejeitar o texto, (ii) publicá-lo sem revisão ou (iii) publicá-lo após revisão. O texto poderá passar por no máximo duas rodadas de revisão. Uma vez aprovado, seu texto poderá ser publicado a qualquer momento.

Aspectos éticos

Os textos publicados no Eu Percebo são de responsabilidade exclusiva dos autores, bem como a exatidão do conteúdo, referências e citações contidas neles. As opiniões e julgamentos dos textos não expressam necessariamente o pensamento da equipe editorial.

A fim de resguardar os autores e o site, todo texto será submetido a ferramenta de detecção de plágio previamente a sua revisão. 

Direitos autorais e de uso

A equipe editorial reserva-se o direito de realizar modificações em todo texto aceito para publicação para fins de ajustes de estilo, norma, clareza e acurácia das informações. Os autores serão consultados apenas em caso de modificações substanciais no texto. 

Os autores que tiverem seus textos aprovados para publicação cederão imediatamente e sem ônus os direitos de publicação para o site Eu Percebo, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará sendo detentor dos direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos textos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação.

O site Eu Percebo proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, que é protegido por uma licença do tipo CC BY 4.0 que permite que todos possam compartilhar e adaptar os textos publicados, desde que o crédito seja dado aos autores e que eventuais adaptações sejam reportadas.

Endereço

Grupo de Pesquisa em Cognição Visual

Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, ICC Sul, sala A1-060. Asa Norte, Brasília – DF, CEP 70910-900. Telefone: (61) 3107-6952. E-mail: eupercebo.contato@gmail.com