O eupercebo.unb.br é comprometido com o conhecimento em Psicologia Experimental & Neurociências no Brasil e tem como missão quatro pilares:
1. Defender a ciência
O mundo vive um momento de negacionismo e relativismo do conhecimento científico. Infelizmente, é comum vermos posições ou projetos mesmo daqueles que guiam políticas públicas que não possuem fundamento empírico e que não são revistos por especialistas. Um efeito colateral muito forte desta dinâmica de ignorância é que os centros detentores de conhecimento científico passam a ser vistos com descrédito. O descrédito tira o financiamento da pesquisa e das universidades e influencia na percepção social do cidadão comum sobre o papel da universidade e do pesquisador. Uma das bases deste processo está na nossa baixa educação científica enquanto país. Um modo da comunidade acadêmica colaborar é deixar a bancada do laboratório ou os bancos da biblioteca em alguns momentos e se engajar em atividades de educação e divulgação científica. Portanto, fazer divulgação científica hoje é um ato de resistência a este negacionismo científico e de valorização do conhecimento científico.
2. Divulgar conhecimento
Como antecipamos acima, temos um problema de baixa educação científica no país. Nem todo mundo tem acesso à educação, ainda mais a uma educação universitária de qualidade. E o mínimo que quem tem ou teve esta oportunidade pode fazer é compartilhar o que sabe para aqueles que buscam informação e conhecimento. Muita gente quer saber como se prevenir de determinada doença, ou como melhorar seu desempenho no trabalho ou como fazer sua lição de casa. Nós podemos ajudar da melhor forma possível: com precisão técnica e conceitual, com conteúdo atualizado e de modo didático. Se todo mundo entende, o conhecimento passa a ter mais serventia e passa também a ser mais valorizado.
3. Dar protagonismo ao aluno universitário
Acreditamos que a parte mais legal disto tudo é que os alunos que produzem grande parcela do material publicado aqui no site! Poderíamos deixar por conta de uma rede de professores doutores. No entanto, tem uma coisa que nos traz muita satisfação pessoal: ver uma aluna ou um aluno universitário produzindo material de divulgação científica de qualidade! Imaginamos um senhor do interior pensando ao ler um texto: “Então é isso que essa moçada faz na universidade? Não sabia que esse pessoal era tão bom de serviço”. Ou seja, o protagonismo é do aluno!
4. Treinar alunos a se comunicarem pela escrita
Supondo que você não tem interesse nenhum em divulgar ciência, existe outra razão que é importante que você saiba. Escrever textos científicos para um público leigo proporciona ao autor um treinamento para se comunicar de maneira eficaz e clara com quem não tem formação técnica. É muito comum psicólogos em início de carreira abusarem do psicologuês com seus clientes. O mesmo acontece em outras profissões. Acreditem, isso não é legal!
Esperamos ter convencido você da relevância desta atividade!
Grupo de Pesquisa em Cognição Visual, UnB