Por que nossa pupila dilata quando estamos apaixonados?

Provavelmente você já ouviu falar que durante a paixão ou quando estamos paquerando alguém, a nossa pupila dilata. Você já se perguntou por que isso acontece? Será que existe alguma explicação para esse fenômeno? A resposta pode estar está na atratividade que sentimos por alguém.

Figura 1. Tom apaixonado. Imagem retirada de weheartit.com.

A relação entre pupila e atratividade são conhecidas desde os tempos remotos. Sabe-se que na Era Vitoriana, as mulheres faziam uso do extrato de uma planta conhecida como “belladonna” para dilatar as pupilas, acreditando que as tornariam mais atraentes. Já nos tempos atuais, é possível encontrar estudos na literatura científica demonstrando que a atratividade desempenha influência na dilatação pupilar, regulada pela ação do sistema nervoso.

Reações químicas que acontecem no cérebro aumentam a liberação de alguns hormônios, entre eles a dopamina e norepinefrina. A dopamina é responsável pelos processos de recompensa, prazer, funções de controle motor, regulação do comportamento emocional e envolvimento em funções cognitivas. Já a norepinefrina (ou noradrenalina), é o neurotransmissor envolvido com o sistema nervoso autônomo, em especial, o sistema simpático. Para o pesquisador Stuart Steinhauer da Universidade de Pittsburgh, as dilatações pupilares são um subproduto do sistema nervoso simpático processando informações de atenção, excitação ou estresse. Dessa forma, a dilatação ou contração da pupila é controlada por esses sistemas.

Figura 2. Ilustração do sistema nervoso autônomo. Imagem retirada de: diferenca.com.

Quando o sistema nervoso simpático está ativado, as pupilas dilatam (dentre outras respostas corporais: sudorese, taquicardia, inibição da secreção salivar e outros sinais, considerados ajustes fisiológicos ocasionados por situações excitatórias). Para a professora Ellen Berscheid, da Universidade de Minnesota, a alta paixão tem o caráter de excitação ou estresse. Nesse caso, podemos considerar o estresse como estado ocasionado pela percepção de algum estímulo que desencadeia excitação emocional e leva o organismo a desenvolver respostas fisiológicas. Sendo assim, quando estamos ao lado da pessoa pela qual nos apaixonamos, um estado de excitação é gerado.

Figura 3. Olho humano com pupila normal (superior) e dilatada (inferior). Imagem retirada de: allaboutvision.com.

Em resumo, podemos entender que essa dilatação da pupila pode ser explicada pelo processo de atratividade e ativação do sistema nervoso autônomo. É um processo importante em aspectos físicos e sociais. Agora você já pode reparar a pupila do seu crush e fazer o teste!

Carvalho, S. Q. C. (2010). Atratividade facial e expressões emocionais: Existe relação com o diâmetro da pupila? Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7011

Berscheid, E. (2010) Love in the Fourth Dimension. Annual Review of Psychology, 61, 1-25. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.093008.100318

Koogan Ltda.Rieger, G., Savin-Williams, R. C. (2012). The eyes have it: Sex and sexual orientation differences in pupil dilation patterns. Plos One, 7(8). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0040256

Sobre a autora

Anna Thallita de Araujo é psicóloga clínica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da UnB.

Araujo, A. T. (2019, 22 de setembro). Por que nossa pupila dilata quando estamos apaixonados? [Blog]. Recuperado de https://eupercebo.unb.br/2019/09/22/por-que-nossa-pupila-dilata-quando-estamos-apaixonados/

1 comentário em “Por que nossa pupila dilata quando estamos apaixonados?

1. Maria Auxiliadora volpato Gavioli Responder

Amei!
    Trabalhei na área da saúde em UTI e tínhamos que observar nível consciência dos acamados e aprendi ler pipilas….