Cinema: como o sentido do movimento lateral da câmera em filmes influencia a forma como os espectadores se sentem?

Você já percebeu que, quando estamos assistindo um filme, a movimentação da câmera pode acontecer em três eixos diferentes? São eles: de cima para baixo e de baixo para cima; de frente para trás e de trás para frente; e da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Esses recursos de filmagens são explorados pela sétima arte pois estão associados a estados subjetivos distintos. Aqui, neste texto, iremos apresentar um estudo que investigou o eixo esquerda/direita, também conhecido como movimento lateral.

É interessante perceber que em filmagens de cima para baixo, com os atores vistos de cima, a sensação causada no espectador é de fraqueza e submissão dos personagens. Já quando a filmagem acontece de baixo para cima, a ideia de dominância e força ganha destaque para os personagens. De modo semelhante, quando o personagem se movimenta em direção a câmera, seguindo para a frente, tem-se a percepção de dominância, poder e agressão. No entanto, ao se distanciar da câmera, indo para trás, tem-se o imaginário do sentimento de fraqueza do personagem. Mas, quais os sentimentos associados ao movimento lateral, aquele que representa a movimentação da câmera da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita?

O movimento da esquerda para a direita é aquele cuja aceitação social é maior, e as cenas de filmes com movimentação lateral nessa direção são vistos com mais naturalidade. Esse movimento transmite ideias de progressão temporal, que foram construídas socialmente e têm fruto nas sociedades ocidentais. Uma série de jogos são desenvolvidos por meio do uso dessa movimentação dos personagens da esquerda para a direita, além do nosso sistema de escrita e da leitura de gráficos, que segue esse padrão de movimentação lateral. No entanto, a movimentação da câmera da direita para a esquerda traz a ideia de regressão, retrocesso, como se houvesse um movimento temporal anormal para o passado, o que pode trazer uma sensação ruim e sentimentos negativos ou de apreensão.

Figura 1. Ilustração de videogame com movimento da esquerda para a direita. Fonte: moddb.com.
Figura 2. Cena do filme “Corra, Lola, corra”. Fonte: gifer.com.

No entanto, essa hipótese sobre o movimento lateral foi só colocado a teste recentemente. Um estudo publicado em 2018 por Matthew Egizii e colaboradores, da Universidade Estadual de Cleveland (Estados Unidos), relatou um experimento sobre a movimentação lateral por meio da apresentação de uma sequência de oito tomadas em um curta-metragem. Um grupo de participantes viu o curta-metragem no sentido da direita para esquerda e outro grupo viu o mesmo filme no sentido oposto.

Ao final da apresentação do filme, os participantes do experimento foram submetidos a questionários com perguntas abertas e fechadas para responder sobre seus afetos e percepções ao assistirem as cenas. Os resultados desse estudo mostraram que houve uma diferença significativa entre o julgamento subjetivo dos dois grupos. O movimento da esquerda para a direita foi percebido, em sua maioria, de forma mais positiva e mais ativa pelos participantes, com avaliações do curta como interessante, bom e forte, demonstrando que gostaram do que foi apresentado. Já o grupo que assistiu o curta-metragem com a movimentação da direita para a esquerda, percebeu, de forma geral, o filme de maneira mais negativa e menos ativa, em quem as palavras-chave foram: angústia, ruim, fraco e chato.

A importância desse estudo está ligada à percepção dos espectadores sobre as cenas mostradas, de forma que o diretor pode usar a movimentação lateral da câmera para causar sensações emocionalmente positivas ou negativas em seu público. Dessa forma, caso o diretor tenha o objetivo de causar estranhamento e angústia em seu público, como normalmente ocorre em filmes de terror ou suspense, é interessante que ele utilize a movimentação lateral da direita para a esquerda. Além disso, esse tipo de movimento lateral pode ser usado em cenas cujo objetivo é passar a ideia de regresso ou retorno temporal. Já a movimentação da esquerda para a direita traz maior bem estar e naturalidade para o público, sendo usada em cenas com esse objetivo. A partir de agora, quando você estiver assistindo vídeos ou filmes, poderá notar como os diretores usam as formas de movimentação da câmera para influenciar como você interpreta uma situação ou como você se sente.

Esse videoclipe da banda Coldplay ilustra bem em diversas cenas a movimentação lateral da câmera no sentido da direita para esquerda. Nele, é possível notar a ideia de regressão temporal sendo bem representada, além de possíveis desconfortos ao observar algumas partes do vídeo.

Vídeo 1. Clipe da música The Scientist, do Coldplay, que utiliza recursos de movimento lateral associado a vídeo reverso (efeito de rebobinagem). Fonte: YouTube.

O estudo que mencionamos está referenciado abaixo e você pode acessá-lo pelo link disponibilizado lá (com uma ajudinha do Sci-Hub). Vale ressaltar que o resultado de um único estudo não diz respeito a uma verdade científica, mas sim a uma evidência de que fenômenos (no caso, fenômenos mentais) são influenciados pela movimentação lateral de câmeras em filmagens. É ideal que novos estudos sejam realizados para corroborar ou contestar esses achados.

Para saber mais

Referência

Egizii, M. L., Neuendorf, K. A., Denny, J., Skalski, P. D., & Campbell, R. (2018). Which way did he go? Film lateral movement and spectator interpretation. Visual Communication, 17(2), 221–243. https://doi.org/10.1177/1470357217738733

Áudio do post

Em breve : )

Siga por e-mail e compartilhe nas redes sociais

Fonte da imagem de capa do post: editado de Jon Tyson | Unsplash.


Sobre a autora

Laura Oliveira Rios. Graduanda em Psicologia na UnB. Sou apaixonada pelas áreas de Psicologia Comunitária e de construção em políticas públicas. Como atividades de lazer, gosto de ler, ver filmes, aprender sobre cinema e artes, fofocar e ter várias vivências importantes com outras pessoas.

Termos de reprodução e divulgação do texto

Todos os textos publicados no eupercebo.unb.br podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente por meios impressos e digitais, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte seja mencionada. Como referenciar este texto (normas da APA):

Rios, L. O. (2023, 28 de fevereiro). Cinema: Como o sentido do movimento lateral da câmera em filmes influencia a forma como os espectadores se sentem? Eu Percebo. https://eupercebo.unb.br/2023/02/28/cinema-como-o-sentido-do-movimento-lateral-da-camera-em-filmes-influencia-a-forma-como-os-espectadores-se-sentem/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *